sexta-feira, 12 de outubro de 2012

CHEFE OU LÍDER

A DIFERENÇA ENTRE O LÍDER  E O CHEFE


No ramo do mundo profissional existe todos os tipos de pessoas das mais diversas personalidades, umas com temperamentos leves outras mais pesados, agressivos, mal-encarados, arrogantes, autoritários,donos da verdade etc..
Mais liderar pessoas não é uma tarefa fácil, o exercício da liderança requer do líder o autocontrole, ele não "tem subordinados" mais atrai seguidores pelo seu carisma e confiança ele é o exemplo e um referencial para seus liderados. O líder nunca diz vai; mais sim vamos; ele dar forças e cria entusiasmo na sua equipe, o líder treina, da credito, corrige as falhas e mostra como se faz, além de tudo, ele desenvolve pessoas fazendo dos problemas a oportunidade para gerar competências e pessoas capacitadas para liderarem outras equipes.
O conceito de CHEFE na sua realidade, traz a característica de uma pessoa autoritária por seu cargo ou posição, o chefe dirige os empregados e depende da sua autoridade ou seja, ele ordena e nuca pede e sim manda, alem do mais, inspira medo e revolta para seus subordinados. Ele é auto-crático e nuca aceita a opinião dos demais, não compartilha as vitórias com sua equipe ficando com o crédito só pra ele e se tratando de um mal resultado na empresa ou organização, ele culpabiliza sua equipe.
A capacidade de liderar ou chefiar pessoas não é para qualquer um, na verdade o problema é o efeito que o nome chefe ou a posição dentro de uma empresa ou organização pode causar em algumas pessoas, ser chamado de chefe pode dar a impressão errada de que é ele quem manda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário